Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Não paguei o IPVA, meu veículo pode ser apreendido?

Publicado por Italo Fonte Boa
há 5 anos

O Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) é um imposto estadual obrigatório, cobrado de todos aqueles que possuem algum tipo de veículo, com alíquota variável de estado para estado, que deve ser quitado anualmente, com possibilidade de parcelamento, nos termos do artigo 155, inciso III, da Constituição Federal.

“Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre:

(…)

III – propriedade de veículos automotores.”

Para que o proprietário possa transitar com seu automóvel, o imposto citado deve estar devidamente quitado, caso contrário, o condutor de veículo pendente da quitação, estará sujeito a sanção.

Mas a questão é: MEU VEÍCULO PODE SER APREENDIDO?

Nos termos do artigo 230, do Código de Trânsito Brasileiro, consiste em infração gravíssima e passível de pena de multa e apreensão, conduzir veículo sem registro ou que não esteja devidamente licenciado, com base no inciso V do mesmo artigo.

“Art. 230. Conduzir o veículo:

(...)

V - que não esteja registrado e devidamente licenciado;”

Existe uma ferrenha discussão sobre a constitucionalidade do artigo supracitado, por levar em consideração o PRINCÍPIO DO NÃO CONFISCO, presente no artigo 150, inciso, IV, da Carta Magna, que diz:

“Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

(…)

IV – utilizar tributo com efeito de confisco.”

Portanto, analisando o disposto na Constituição Federal, o artigo 230 do CTB é inconstitucional, certo?

ERRADO!!!

De fato, a apreensão de veículo e de qualquer outro bem, em pendencia de quitação de tributo, é inconstitucional. Entretanto, o artigo 230, inciso V, do CTB, implica na apreensão do veículo que não esteja devidamente licenciado. A inadimplência da quitação do IPVA, por si só, não gera apreensão do veículo, guincho do mesmo, etc., o que gera a sanção prevista na Lei, como deixa claro o caput do artigo 230, é a CONDUÇÃO.

Em outras palavras, se o IPVA do veículo estiver em atraso, não existe possibilidade de o Estado apreender aquele veículo ou guinchá-lo se estiver parado, ou na garagem, tão pouco promover blitzes com intuito de flagrar veículos nesta situação. Entretanto, pela ótica interpretativa, caso o motorista autuado conduzindo veículo sem o devido licenciamento ou regularização, e for verificada pelos agentes essa situação, será possível a apreensão e aplicação de multa prevista em lei, não pelo inadimplemento tributário, mas sim pela falta de licenciamento e regularização.

Concluindo, a apreensão de bens com único e exclusivo intuito de pagamento de tributos é inconstitucional, porém, é dever do cidadão adequar-se às regularizações de veículos automotores previstas em Lei, nada impede de tê-las pendentes, mas a condução de veículos carece de adimplemento e regularização, caso contrário, será possível a aplicação de sanções.

  • Sobre o autorA sorte é pra despreparados.
  • Publicações1
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações316
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nao-paguei-o-ipva-meu-veiculo-pode-ser-apreendido/688635790

Informações relacionadas

Correio Forense
Notíciashá 7 anos

Quem responde pelo tráfego de veículo não licenciado é condutor ou proprietário?

Fabio Palma, Advogado
Modeloshá 5 anos

RECURSO infração de responsabilidade do proprietário do veículo

Tribunal de Justiça de Goiás
Jurisprudênciahá 11 meses

Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - Recurso Inominado Cível: RI XXXXX-67.2016.8.09.0051 GOIÂNIA

Roberto Meza Niella, Perito Criminal
Artigoshá 7 anos

O que fazer se alguém falsificar sua assinatura?

Guilherme André de Castro, Advogado
Artigoshá 3 anos

O artigo 212 Código de Processo Penal e o jogo sujo na indução das perguntas.

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Paula, a própria Lei 7.718/17, do RJ, desvincula a condicional do pagamento do IPVA para o licenciamento do veículo. A liminar expedida proíbe a apreensão e retensão do veículo sem o pagamento, cabendo, inclusive, penalidades ao Detran e ao Governo em caso de desobediência, devendo a cobrança do inadimplemento ser realizada no Judiciário. A constitucionalidade do tema só será pacificada quando houver um julgamento em sede de ADI. Na minha modesta opinião, a liminar limita o poder de polícia do estado. continuar lendo

Italo, no rio de janeiro, saiu uma liminar onde foi possivel licenciar o veículo com o ipva em atraso. nesse caso o veiculo está com o licenciamento em dia porém com o ipva em atraso. o que ocorre nestes casos? continuar lendo